Sugestão de Plano de Aula de Português para o 5º e 6º ano como L2

OBJETIVOS GERAIS:

Valer-se da língua para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de interpretar e considerar as ideias e significados, utilizando a LIBRAS para a compreensão ou como recurso;
• Utilizar a língua como instrumento de aprendizagem e valorizar a leitura como via de acesso ao mundo que é criado;
• Conhecer e utilizar as diferentes variedades linguísticas (gramática e ortografia) do português escrito e falado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


• Desenvolver a habilidade de produção de texto;
• Ampliar os conhecimentos do aluno com relação ao uso dos sinais de pontuação, aumentativo e diminutivo, artigos, pronomes, adjetivos, verbos, sujeito e predicados;
• Compreensão de texto e aplicação do vocabulário adequado na redação;
• Traduzir e interpretar o vocabulário do texto, aplicando-o em frases com o uso da LIBRAS;
• Valorizar a experiência dos alunos e estimular a sua criatividade e a capacidade de observação;
• Redigir uma história a partir de gravuras ou filme assistido acompanhado pela professora;
• Desenvolver a habilidade de distinguir os tempos presente, passado e futuro;
• Operar com a noção de sujeito e predicado.

CONTEÚDOS:


Gramática: frases, pontuação, acentuação, artigos, pronomes, adjetivos, verbos, sujeito e predicado;
• Elaboração de diferentes textos;
• Vocabulário – significação das palavras dentro de um texto;
• Interpretação através de leituras de textos, gravuras e filmes.

METODOLOGIA:


Será feita uma integração das abordagens e explicações relacionadas à disciplina de português, com as demais, utilizando os textos e imagens das outras disciplinas para trabalhar a gramática da língua portuguesa, facilitando a compreensão dos textos das demais disciplinas. O aluno aprenderá a forma aceita de escrever no momento que aparecerem os erros e as dúvidas, durante qualquer produção escrita, coletiva ou individual, auxiliando no uso da gramática ou ortografia. 
O professor dará ênfase a dramatizações para a significação do vocabulário, explorando a expressão corporal que surgirá a partir das características dos textos. Além das dramatizações, o professor irá propor a turma jogos, cruzadinhas silábicas, enigmas e mensagens secretas, entre outros que surgirem.


RECURSOS DIDÁTICOS:

• Xerox de vários textos, podendo integrar com outras disciplinas;
• Jornais, livros, revistas, etc.;
• Data show;
• Vídeos, TV, DVD.

AVALIAÇÃO:


• Interesse e participação;
• Trabalhos (aspectos estéticos e conteúdo);
• Aspecto gramatical e ortográfico na produção dos textos e frases escritas pelos alunos.

NOTA: É preciso esclarecer, enfocar, ensinar ao surdo, NÃO palavra por palavra, e sim frase com contexto, idéia do que se é dito, para assim, aprender o português. É preciso esforço e dedicação, sem essas qualidades, não aprende a língua portuguesa!
OBS.: Tal sugestão foi extraído da internet, da profª Liliane Duques
http://lilianeduques.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Babá Eletrônica

Relógios e Despertadores para Surdos

Recursos Visuais em Libras