Sugestão de Plano de Aula de Português para o 5º e 6º ano como L2
OBJETIVOS GERAIS:
• Valer-se da língua para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo
capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem
como de interpretar e considerar as ideias e significados, utilizando a LIBRAS
para a compreensão ou como recurso;
• Utilizar a língua como instrumento de aprendizagem e valorizar a leitura como
via de acesso ao mundo que é criado;
• Conhecer e utilizar as diferentes variedades linguísticas (gramática e
ortografia) do português escrito e falado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Desenvolver a habilidade de produção de texto;
• Ampliar os conhecimentos do aluno com relação ao uso dos sinais de pontuação,
aumentativo e diminutivo, artigos, pronomes, adjetivos, verbos, sujeito e
predicados;
• Compreensão de texto e aplicação do vocabulário adequado na redação;
• Traduzir e interpretar o vocabulário do texto, aplicando-o em frases com o
uso da LIBRAS;
• Valorizar a experiência dos alunos e estimular a sua criatividade e a
capacidade de observação;
• Redigir uma história a partir de gravuras ou filme assistido acompanhado pela
professora;
• Desenvolver a habilidade de distinguir os tempos presente, passado e futuro;
• Operar com a noção de sujeito e predicado.
• Gramática: frases, pontuação, acentuação, artigos, pronomes, adjetivos,
verbos, sujeito e predicado;
• Elaboração de diferentes textos;
• Vocabulário – significação das palavras dentro de um texto;
• Interpretação através de leituras de textos, gravuras e filmes.
Será feita uma integração das abordagens e explicações relacionadas à
disciplina de português, com as demais, utilizando os textos e imagens das
outras disciplinas para trabalhar a gramática da língua portuguesa, facilitando
a compreensão dos textos das demais disciplinas. O aluno aprenderá a forma
aceita de escrever no momento que aparecerem os erros e as dúvidas, durante
qualquer produção escrita, coletiva ou individual, auxiliando no uso da
gramática ou ortografia.
O professor dará ênfase a dramatizações para a significação do vocabulário,
explorando a expressão corporal que surgirá a partir das características dos
textos. Além das dramatizações, o professor irá propor a turma jogos,
cruzadinhas silábicas, enigmas e mensagens secretas, entre outros que surgirem.
RECURSOS DIDÁTICOS:
• Xerox de vários textos, podendo integrar com outras disciplinas;
• Jornais, livros, revistas, etc.;
• Data show;
• Vídeos, TV, DVD.
• Interesse e participação;
• Trabalhos (aspectos estéticos e conteúdo);
• Aspecto gramatical e ortográfico na produção dos textos e frases escritas pelos alunos.
• Trabalhos (aspectos estéticos e conteúdo);
• Aspecto gramatical e ortográfico na produção dos textos e frases escritas pelos alunos.
Comentários
Postar um comentário